Como Virei Nômade Digital como Data Engineer, com Arthur Duarte #92

No episódio de hoje, o Arthur Duarte vai falar sobre como tornou o seu sonhe de viajar o mundo em realidade. E esse foi um processo de melhorar o inglês, se especializar em Engenharia de Dados, e conseguir trabalhar como freelancer para empresas de fora do Brasil.

Arthur Duarte

Conquistando o mundo como nômade digital. Arthur é Engenheiro/Analista de Dados freelancer e passou quase 1 ano viajando o mundo enquanto trabalhava remoto. Como foi o início da sua jornada e quais aventuras mais marcantes

Links Mencionados:

Empresas mencionadas

Créditos

Lista de Episódios

Por Gabriel Rubens ❤️

The post”Como Virei Nômade Digital como Data Engineer, com Arthur Duarte #92″first appeared on https://tudoproalto.com

1
00:00:00,017 –> 00:00:13,777
Fala pessoal, bem-vindos novamente ao TPA Podcast. Aqui o Gabriel Rubens e hoje eu vou falar de um assunto que muita gente que trabalha,

2
00:00:13,989 –> 00:00:18,499
em tech tem curiosidade de saber como que é e também fazer isso que é trabalhar como,

3
00:00:18,777 –> 00:00:20,768
Nômade Digital.

4
00:00:21,057 –> 00:00:27,177
E hoje o Arthur Duarte, que já é Nômade há uns 10 meses, vai contar pra gente sobre

5
00:00:27,177 –> 00:00:32,957
a trajetória dele, como ele conseguiu, porque ele fez isso e vai dar um pouco mais de contexto,

6
00:00:33,443 –> 00:00:35,621
como você também pode fazer. Não é isso, Arthur?

7
00:00:36,531 –> 00:00:40,137
É isso aí. Boa tarde, Gabriel. Boa tarde, pessoal. Bem feliz por ter participado.

8
00:00:40,137 –> 00:00:44,552
Espero poder compartilhar um pouco das minhas histórias e experiências.

9
00:00:44,817 –> 00:00:52,377
Antes de começar, eu queria até adicionar uma coisa. Provavelmente, quando a gente vai falar de viagem, é um pouco mais visual.

10
00:00:52,377 –> 00:00:56,817
Então se você tiver para alguma história alguma foto, link, vídeo, me manda e eu

11
00:00:56,817 –> 00:01:01,517
eu coloco na newsletter que vai sair também desse episódio e aí fica tudo lá.

12
00:01:01,517 –> 00:01:05,257
Então, pessoal, se vocês quiserem ver um pouco mais, ter mais contexto do que a gente

13
00:01:05,257 –> 00:01:10,118
vai conversar aqui e não dá tempo de falar, vai nos primeiros links aqui na descrição,

14
00:01:10,177 –> 00:01:12,117
e vai estar tudo lá. Combinado, Arthur?

15
00:01:12,846 –> 00:01:16,726
Combinado. A foto é a que mais tenho ali. O Google Photos está cheio.

16
00:01:17,137 –> 00:01:25,577
Tá cheio, né? Então, legal. Então, antes de passar para as histórias e as fotos, queria que você falasse o que

17
00:01:25,577 –> 00:01:30,657
você faz, né? Porque acho que é importante para dar o contexto de como é a tua vida

18
00:01:30,657 –> 00:01:32,363
de dinômetro digital.

19
00:01:33,380 –> 00:01:42,097
Legal. Bom, eu sou natural de São Paulo, me graduei em Ingeria da Computação na Universidade

20
00:01:42,097 –> 00:01:47,437
de Ministro de Estas já, em São Bernardo. Atualmente eu moro em Florianópolis, já

21
00:01:47,437 –> 00:01:53,377
faz 12 anos, que é o lugar que escolhi morar para questão de qualidade de vida. E trabalhei,

22
00:01:53,743 –> 00:01:58,037
Eu já tenho quase 18 anos de experiência com tecnologia.

23
00:01:59,532 –> 00:02:09,992
A minha idade já está entregando. Mas eu comecei desde estagiário como desenvolvedor, depois passei para análise de sistemas, trabalhei,

24
00:02:10,127 –> 00:02:16,897
como desenvolvedor bastante tempo, depois até consultor na área de BI, na empresa

25
00:02:16,897 –> 00:02:19,850
de telecoólo, fui líder técnico, gerente.

26
00:02:20,390 –> 00:02:25,440
E nos últimos anos, eu tenho trabalhado mais na área de dados.

27
00:02:26,037 –> 00:02:30,535
Eu vim do Business Intelligence, do ITL, coisas assim, consultoria.

28
00:02:31,117 –> 00:02:34,956
E aí eu comecei a focar mais em análise de dados.

29
00:02:35,437 –> 00:02:38,980
E hoje eu estou bem focado em engenharia de dados.

30
00:02:40,177 –> 00:02:44,147
Então hoje eu trabalho como engenheiro de dados e eu trabalho como freelancer.

31
00:02:44,517 –> 00:02:47,028
Então eu presto serviços para empresas estrangeiras.

32
00:02:47,377 –> 00:02:49,386
Geralmente os clientes são dos Estados Unidos.

33
00:02:50,117 –> 00:02:55,877
Através de uma plataforma de freelancer que chama Top Town, já trabalhei em outras empresas estrangeiras,

34
00:02:55,877 –> 00:02:58,884
mas exatamente é esse aqui o trabalho.

35
00:03:01,476 –> 00:03:11,986
Legal, então ficou mais claro agora como engenheiro de dados, não sei se posso ser a melhor forma de escrever, porque você até coloca no que faz na engenharia

36
00:03:11,986 –> 00:03:18,286
análise de dados, então como engenheiro barra análise de dados você começou a

37
00:03:18,286 –> 00:03:25,606
tua carreira de Noma Digital. Eu queria saber até por que essa vontade, porque eu sei

38
00:03:25,606 –> 00:03:29,923
participa do Meetup Organizer, que é o Drinking, Talking, Floripa.

39
00:03:30,463 –> 00:03:35,726
E eu acho interessante porque normalmente quando quem tem essa vontade de ser nômade

40
00:03:35,726 –> 00:03:43,886
ou de estar viajando são pessoas que já têm isso de participar de Meetup, conhecer,

41
00:03:43,985 –> 00:03:46,566
pessoas estrangeiras, praticar muito inglês.

42
00:03:46,566 –> 00:03:51,349
Então já era algo, pelo menos parece para mim, que você já tinha na cabeça há um tempo.

43
00:03:52,456 –> 00:04:01,125
Sim, sim, exato. Uma coisa boa de trabalhar em remoto, que muita gente já deve trabalhar e reconhece,

44
00:04:01,548 –> 00:04:06,526
é a liberdade de você tentar trabalhar aonde você quiser, no lugar que você quiser, da sua casa,

45
00:04:06,923 –> 00:04:12,146
da cidade que você quiser, depende das restrições da empresa, mas tendo essa liberdade física,

46
00:04:12,270 –> 00:04:20,846
a gente não precisa ir para o escritório e tal. A parte quarta, a revés disso, é que você perde

47
00:04:20,846 –> 00:04:25,647
aquele ambiente do escritório, né? Já trabalhei em muitas empresas, tinha aqueles,

48
00:04:25,806 –> 00:04:32,138
amigos, jogava futebol, fazia um churrasco, a.p.r, coisa assim, ia almoçar.

49
00:04:32,543 –> 00:04:38,046
Então, trabalhando em moto você acaba perdendo um pouco isso. Então, eu acabo indo muito

50
00:04:38,046 –> 00:04:43,364
em co-working, espaço de co-working e comecei a participar bastante de mitáfices pra ter,

51
00:04:43,646 –> 00:04:47,559
mais interação, se não ficava só eu, meu computador, eu tenho uma cachovinha.

52
00:04:47,847 –> 00:04:51,430
Só que a gente tem que sair de casa, socializar.

53
00:04:52,429 –> 00:04:58,461
Então, é meio que por isso que eu sou bem ativo participamente em comunidades.

54
00:04:59,289 –> 00:05:03,268
E eu meia vontade de virar nome digital.

55
00:05:04,411 –> 00:05:13,726
Eu lembro assim, uma viagem que eu fiz em 2013, juntei dinheiro nos trabalhos que eu tinha.

56
00:05:14,143 –> 00:05:18,554
E fui tirar férias pra Austrália, assim, minha cabeça, né, abriu, assim, fiquei…

57
00:05:19,355 –> 00:05:20,726
Achei fantástico assim.

58
00:05:21,669 –> 00:05:27,759
Eu já tinha ido para o Chile e para a Argentina. Minha família também, meus pais são chilenos,

59
00:05:27,759 –> 00:05:33,079
então eles já são imigrantes. Eu sou filho de imigrantes, nasci no Brasil e tudo, mas de repente

60
00:05:33,079 –> 00:05:40,119
eu tenho uma coisa em sangue de imigrante. Então aí eu já estava acostumado com essas viagens no Chile e

61
00:05:40,119 –> 00:05:45,398
Argentina, então já viajamos um pouquinho. E para a Austrália foi o primeiro lugar que eu escolhi onde,

62
00:05:45,559 –> 00:05:47,514
Eu tinha alguns amigos na época morando lá.

63
00:05:48,018 –> 00:05:49,559
Foi fantástico.

64
00:05:50,206 –> 00:05:53,559
E foi aquela coisa, né? Passar um ano trabalhando, juntando dinheiro,

65
00:05:53,559 –> 00:05:58,857
esperar as férias, né? Esperar os dias de férias. Fui pro lugar, voltei.

66
00:05:59,559 –> 00:06:03,394
Falei, nossa, quero mais, né? Aí eu vou ter que esperar mais um ano e de novo fazer isso.

67
00:06:03,934 –> 00:06:10,559
Então essa questão de ficar, trabalhar bastante, esperar um ano, tirar 20, 30 dias de férias,

68
00:06:11,253 –> 00:06:13,909
conhecer o lugar correndo, assim, né? Turisticamente.

69
00:06:14,559 –> 00:06:23,559
Então, eu tenho pessoas muito curiosas, tipo quem assistia National Geographic, Discovery,

70
00:06:23,622 –> 00:06:29,599
Channel, revistas de tripe, várias outras revistas que mostram lugares do mundo.

71
00:06:29,599 –> 00:06:40,555
Então, quando alguém conversa comigo e a pessoa, eu fui pra Irlanda, eu ficava fascinado com as histórias.

72
00:06:40,839 –> 00:06:48,045
Então eu sempre fui bem curioso assim, explorador, gosto de conhecer diferentes culturas, diferentes.

73
00:06:48,675 –> 00:06:54,860
Então essa vontade que eu tenho de conhecer o mundo, até poder assim, de conquistar o mundo.

74
00:06:55,733 –> 00:07:06,176
E aí eu comecei a procurar meios para fazer isso. Acho que em 2015 eu li um artigo de uma revista que chamava Business Insider.

75
00:07:06,995 –> 00:07:15,088
E eles compartilharam ali uma lista das profissões que mais pagavam por hora para trabalhar remoto.

76
00:07:16,159 –> 00:07:21,210
Tinha algumas que eram até na área de DJ, dublagem, coisa assim, mas a maioria era tecnologia.

77
00:07:21,624 –> 00:07:25,439
Aí tinha o RubioRail, Spike, outras vingardes ali.

78
00:07:25,828 –> 00:07:30,176
E na época eu até comecei a estudar o RubioRail porque eu pensei, nossa, eu quero um desses trabalhos de remoto, né?

79
00:07:30,439 –> 00:07:35,019
Trabalhava pro exterior, ganhei em dólar e demanda de verdade.

80
00:07:35,973 –> 00:07:42,104
Esse labor de restores nunca foi pra frente assim. Pela empresa que eu trabalhava antes aqui no Brasil,

81
00:07:42,752 –> 00:07:47,820
tive a sorte de poder viajar pra alguns países por essa empresa, né, trabalhando.

82
00:07:48,676 –> 00:07:54,428
Fui pro Beirô, em Nímo, fui pro Chile também em Santiago, aqui pelo Brasil mesmo, pro Rio, São Paulo, Curitiba.

83
00:07:55,112 –> 00:08:02,350
Mas enfim, eu queria ter a minha própria liberdade de escolher quando e pra onde eu vou.

84
00:08:03,322 –> 00:08:09,439
A gente fica muito dependente das empresas decidirem em que momento e por quanto tempo você vai.

85
00:08:09,439 –> 00:08:11,802
Geralmente você trabalha com muitos clientes.

86
00:08:12,982 –> 00:08:17,654
Don’t forget to like, comment e se inscrever, porque eu tenho mais vídeos pra vocês. Então, até mais.

87
00:08:15,115 –> 00:08:19,285
Enfim, eu comecei a procurar meios para isso, estudar tecnologias,

88
00:08:19,285 –> 00:08:20,769
me atualizar tecnologicamente.

89
00:08:21,345 –> 00:08:28,313
Como eu já trabalhava nessa área de viagens e teletrexens, análises de dados, eu comecei a focar mais para isso,

90
00:08:28,835 –> 00:08:33,273
para ciências de dados, análises de dados e engenharia de dados, comecei a focar nessa área.

91
00:08:34,011 –> 00:08:39,682
E comecei a encontrar empresas que contratavam remotamente e pagavam em dólar.

92
00:08:40,385 –> 00:08:43,760
Nessa época eu conhecia a TopTal e a Crossover.

93
00:08:44,652 –> 00:08:53,249
Então foi passando uns anos e fui indo atrás disso, sim. Um colega da faculdade trabalhava nessa crossover, já fazia uns dois anos quando eu conversei com ele.

94
00:08:53,294 –> 00:08:54,869
Ele é programador do RubelRails.

95
00:08:55,580 –> 00:08:59,676
Então me comentou como que era, já estava ganhando em dólar,

96
00:09:00,298 –> 00:09:03,745
trabalhando em remoto, ele mora ali em São Paulo, em Salta, ali no interior.

97
00:09:04,520 –> 00:09:10,290
Então ele me inspirou bastante. E um outro colega aqui em Florianópolis já, que trabalhava na TopTown também.

98
00:09:11,433 –> 00:09:15,232
E também comentou ali como funcionava, como fazia o esquema e tal.

99
00:09:16,205 –> 00:09:22,830
Então aí eu comecei a atacar essas duas empresas, focar bastante, fazer processos seletivos,

100
00:09:23,365 –> 00:09:27,165
ver o Neko usado, quis testes com eles assim uma, duas vezes.

101
00:09:27,165 –> 00:09:32,337
Na terceira vez eu passei na crossover, aí trabalhei com eles por cerca de um ano e depois,

102
00:09:32,814 –> 00:09:37,285
entrei no top town também, também na segunda tentativa também ali.

103
00:09:37,936 –> 00:09:46,326
Então pessoal, é tipo isso, mas tem, tem cistos que dá, né? Essa é uma mensagem que eu passo bastante assim, de se arriscar.

104
00:09:46,812 –> 00:09:49,783
E em inglês também, né? Em inglês, comecei a investir bastante no inglês.

105
00:09:50,365 –> 00:09:55,405
Mas que esse grupo do Drink It Tough, que você comentou, é um grupo de… pra juntar

106
00:09:55,405 –> 00:10:00,037
a galera pra praticar inglês. A gente não tem nenhum nível de exigência, uma coisa assim.

107
00:10:00,245 –> 00:10:02,323
É pra praticar. Tem gente que sabe muito, né?

108
00:10:03,245 –> 00:10:09,039
Falava bastante inglês, aí morou fora, tal. Vem pro Brasil e parou de falar, já tá ano sem falar.

109
00:10:09,669 –> 00:10:15,070
Então é um grupo bacana assim pra se reunir, pra conversar e pra botar em prática em inglês.

110
00:10:16,385 –> 00:10:24,361
Deixa eu dividir as coisas em alguns pedaços, porque você falou da Business Insight, a revista, né? Que ano foi isso?

111
00:10:25,738 –> 00:10:31,795
Eu acho que foi 2015. Talvez eu até tenha isso no e-mail,

112
00:10:31,815 –> 00:10:34,218
mas depois eu te mando para você colocar nos links.

113
00:10:34,614 –> 00:10:36,766
Sim, mas 2015.

114
00:10:37,333 –> 00:10:45,975
É verdade? Legal. E aí veio essa ideia, né? na sua ideia. E quando tu começou a trabalhar com essas duas empresas que…

115
00:10:45,975 –> 00:10:48,775
Ah, em… … você tem trabalho remoto? Em 2018.

116
00:10:49,360 –> 00:10:53,475
Em 2018. Então, tu tava com essa ideia e tu já tava se preparando para passar nelas

117
00:10:53,475 –> 00:10:57,355
e falhou em alguns testes, né? E o que é normal, porque eu sei que a demanda é alta,

118
00:10:57,355 –> 00:11:00,730
então eles têm cargos específicos, quantas pessoas ele tem, né?

119
00:11:01,315 –> 00:11:08,814
Isso, isso. E é porque o que eu fazia… Na época que eu… em 2015 até 2008 eu trabalhava numa empresa…

120
00:11:09,057 –> 00:11:13,576
Uma empresa que era focada na área de telecom, então era muito específico, eu trabalhava,

121
00:11:13,635 –> 00:11:17,798
com Business Intelligence, com ETL, mas era muito oráculo, mas era muito específico.

122
00:11:18,888 –> 00:11:23,915
E as vagas remotas eram empresas que estão mais na vanguarda, então que utilizam tecnologias

123
00:11:23,915 –> 00:11:32,315
mais novas, multi-python, Spark, nada de gênero de dados, enfim, eram coisas que eu tinha

124
00:11:32,315 –> 00:11:34,542
que aprender e também evoluir meu inglês.

125
00:11:34,966 –> 00:11:40,106
O meu inglês também era mais básico, para intermediar, então…

126
00:11:40,952 –> 00:11:45,354
Foram coisas que levou fora do meu trabalho, que me demandavam bastante tempo por causa dos viagens.

127
00:11:46,344 –> 00:11:54,248
Então foi um processo assim. E isso, aí eu tirei… No 2018 eu também tirei férias.

128
00:11:55,491 –> 00:11:59,893
Fui para a Europa, fiquei lá um mês, visitei alguns ex-colegas de trabalho.

129
00:12:00,388 –> 00:12:04,619
Uma amiga foi para Espanha, um amigo estava na Holanda, o outro que estava na Irlanda.

130
00:12:05,330 –> 00:12:09,075
E isso deu um clique de…

131
00:12:10,209 –> 00:12:14,512
Cara, vamos mergulhar de cabeça. O que você está fazendo aí parado?

132
00:12:15,404 –> 00:12:19,215
A sua vida? Faz anos que você pensa nisso, você está fazendo,

133
00:12:19,235 –> 00:12:25,355
mas a minha dedicação para isso não estava 100%.

134
00:12:25,375 –> 00:12:27,332
Você quer fazer, né? Sim.

135
00:12:27,431 –> 00:12:35,455
Muitas vezes eu pergunto para as pessoas, tipo, eu quero muito fazer isso, mas é a tua rotina,

136
00:12:35,758 –> 00:12:39,555
o que você está fazendo é o que vai te dizer se você provavelmente vai chegar lá ou não.

137
00:12:39,575 –> 00:12:42,077
Então, nessa última viagem para a Europa foi quando você falou,

138
00:12:42,176 –> 00:12:46,137
eu tenho que direcionar a energia para alcançar isso.

139
00:12:46,705 –> 00:12:49,135
E aí, nesse momento, o que faltava para ti?

140
00:12:50,270 –> 00:13:02,378
Era o inglês? É, eu já fazia inglês uma vez por semana, Eu mudei para duas vezes por semana, me inscrevi para um exame do IELTS também, porque eu queria tirar a pista, coisa assim.

141
00:13:02,837 –> 00:13:05,249
E aí, tipo, quando eu coloquei uma data assim…

142
00:13:07,032 –> 00:13:09,849
Em outubro você tem exames, tem que fazer, você estudar bastante inglês.

143
00:13:10,498 –> 00:13:15,881
E também depois dessa viagem eu comecei a aplicar bastante para os processos seletivos,

144
00:13:16,439 –> 00:13:23,002
toda semana pelo menos um andar no meu currículo, me acreditava em umas 10 vagas pelo menos, por semana,

145
00:13:23,956 –> 00:13:25,765
recebendo respostas ou não.

146
00:13:26,486 –> 00:13:38,103
Então, já fazia isso, mas bem devagar, sem priorizar. E aí depois desse aliagem, eu vi o pessoal, todo mundo lá fora levando a vida assim,

147
00:13:38,103 –> 00:13:45,894
e eu ali parado na mesma, né, aí deu aquele clique de vamos dar 100%, vamos dar o sangue pra conseguir isso.

148
00:13:46,705 –> 00:13:50,441
E aí no final de 2018 foi quando eu consegui o meu primeiro trabalho remoto.

149
00:13:51,926 –> 00:13:56,760
E aí depois tem a parte de virar nome digital que é um pouco mais para frente.

150
00:13:57,066 –> 00:14:00,757
É um pouco mais para frente. Beleza, então 2018, primeiro remoto.

151
00:14:01,043 –> 00:14:04,385
Mas o teu primeiro trabalho remoto era a empresa dos Estados Unidos também.

152
00:14:05,051 –> 00:14:05,483
Isso.

153
00:14:06,627 –> 00:14:07,662
É. A empresa americana. A americana.

154
00:14:08,544 –> 00:14:12,946
Então, eu queria pegar alguns pontos aí antes de ir mais para frente, né?

155
00:14:13,739 –> 00:14:17,384
Tu falou do estudo de inglês e como tu se sentia trabalhando com eles.

156
00:14:18,163 –> 00:14:23,563
Porque uma coisa é o curso, né? Que ajuda muito, mas pelo menos para mim.

157
00:14:23,563 –> 00:14:27,723
Eu tive um pouco de dificuldade quando eu tinha que trabalhar mesmo.

158
00:14:27,800 –> 00:14:33,643
Coisa era começar no curso, mas quando fui para trabalhar, eu me pegava não entendendo,

159
00:14:33,715 –> 00:14:40,483
o que o pessoal falava, conversava muito rápido, então eu fiquei um pouco assustado no começo do trabalho.

160
00:14:40,907 –> 00:14:45,203
Não foi nada tão ruim, mas dá um pouco de susto porque é muito longo, você tem

161
00:14:45,203 –> 00:14:50,531
que tomar decisões, mas como tu se sentiu depois desse tempo estudando e cair na empresa,

162
00:14:51,197 –> 00:14:52,862
dos Estados Unidos mesmo que remoto.

163
00:14:54,987 –> 00:15:01,541
Enfim, acho que… Não é assim uma coleção. Eu falei Estados Unidos, mas a primeira empresa…

164
00:15:01,910 –> 00:15:04,880
Ela era baseada nos Estados Unidos, mas o cliente era do Canadá.

165
00:15:05,628 –> 00:15:07,644
E o time era internacional.

166
00:15:08,499 –> 00:15:09,805
Então…

167
00:15:10,903 –> 00:15:13,532
O que eu mais sentia dificuldade era falar com os nativos.

168
00:15:14,857 –> 00:15:20,634
Um americano, um canadense, um inglês. Quem falava inglês principalmente era mais isso.

169
00:15:20,737 –> 00:15:24,298
A gente está mais apaixonado com o sotaque americano por causa dos filmes, coisas assim.

170
00:15:25,072 –> 00:15:29,853
Então esses caras pra mim eram mais porque eles falam naturalmente, fluindo e rápido.

171
00:15:31,104 –> 00:15:37,928
E tinha muita gente que era de outros países, eu trabalhava com argentinos, serbes, indianos, mexicanos, enfim,

172
00:15:38,333 –> 00:15:46,075
a gente foi bem esperto. Então eles também falam inglês como a gente, não é a língua nativa deles.

173
00:15:47,218 –> 00:15:55,149
Então, no começo também sentia um pouco de nervosismo, né? Me sentia… as tecnologias que eu também tava trabalhando eram todas novas.

174
00:15:55,635 –> 00:15:58,318
Então eu me sentia muito impostor assim, pra que que eu tava fazendo isso?

175
00:15:59,632 –> 00:16:04,664
E… mas aí, conforme foi o tempo, assim, eu via que tecnicamente eu conseguia me defender.

176
00:16:05,052 –> 00:16:10,372
Que eu já tinha toda minha experiência de trabalho, era só um pouco de nervosismo, tífidez.

177
00:16:11,191 –> 00:16:15,404
E aí, conforme foi passando o tempo, foi fluindo, eu mantive as aulas de inglês, né? Não parei.

178
00:16:16,061 –> 00:16:19,086
Pra gente também mais confiante.

179
00:16:19,635 –> 00:16:24,631
Nessa época, mais ou menos também, em 2019 surgiu o Drake & Talker também, que era um…

180
00:16:25,811 –> 00:16:32,148
Porque a gente conversa muito em inglês, muito técnico, né? E também queria conversar um pouco mais cotidiano,

181
00:16:32,373 –> 00:16:33,688
assuntos qualquer assim, então…

182
00:16:34,192 –> 00:16:35,218
Drake & Talker é mais assim…

183
00:16:36,199 –> 00:16:42,417
…difundir. Mais pessoal. Do dia a dia, né? É, não são pessoas de tecnologia,

184
00:16:42,417 –> 00:16:45,537
são pessoas de várias áreas se reunindo pra conversar.

185
00:16:45,537 –> 00:16:52,674
Isso, mas assim, o nervosismo de trabalhar com uma empresa estrangeira, falando inglês, tudo é bem comum.

186
00:16:53,277 –> 00:16:58,201
E hoje assim, não sei quanto tempo você já trabalha O Brasil é bem que já, pra mim já passou já.

187
00:16:59,956 –> 00:17:08,446
4 anos, quase, 4 anos, quase assim. Hoje tá bem natural. E eu sei que meu inglês também não é perfeito, hein.

188
00:17:08,779 –> 00:17:16,115
Não. Por exemplo, se é perfeito, eu me comunico bem, escrevo bem. Enfim, por exemplo, tem um ícone gramatical, mas todo mundo releva isso.

189
00:17:19,374 –> 00:17:24,630
A minha anterior eu tinha que me comunicar muito em inglês, mas a maioria eram portugueses

190
00:17:24,630 –> 00:17:28,390
e brasileiros, então facilitava, não era full time.

191
00:17:28,485 –> 00:17:34,849
Agora eu tô em nenhuma aqui o dia inteiro porque meu time tá inteiro na Espanha e em UK, Londres.

192
00:17:35,310 –> 00:17:43,419
Claro. Então agora sim eu tô tendo a primeira experiência que é o dia inteiro. Mas assim, tudo bem.

193
00:17:43,644 –> 00:17:46,130
Na verdade, acho que pela anterior…

194
00:17:46,430 –> 00:17:50,486
É porque também minha esposa fala inglês, acho que isso ajuda, né? Tem o contexto.

195
00:17:51,206 –> 00:17:56,158
Então, já ajuda que não é tão cansativo. Mas a questão dos nativos é o que você falou.

196
00:17:57,710 –> 00:18:03,070
Falar com o pessoal da Inglaterra é muito difícil. Tem um cara que eu fiquei na possível,

197
00:18:03,090 –> 00:18:06,190
porque eu tinha que fazer muito tempo, que eu tinha que fazer muito esforço para entender,

198
00:18:06,210 –> 00:18:06,924
ele estava melhorando.

199
00:18:07,545 –> 00:18:11,623
E aí eu falei, deixa eu procurar de onde ele que ele é, né? Porque não é do meu time,

200
00:18:12,326 –> 00:18:13,710
Então, só participo de reuniões que ele está.

201
00:18:13,730 –> 00:18:17,160
E aí eu vi que ele é da Escócia, por exemplo. Então, tem essa aí.

202
00:18:17,232 –> 00:18:19,401
Aí os nativos já dão uma dificuldade maior.

203
00:18:19,590 –> 00:18:25,910
A mesma coisa. Mas quando eu vou falar com o espanhol, eu percebo os erros dele, porque é diferente dos que eu cometo.

204
00:18:26,207 –> 00:18:28,665
Mas a conversa flui muito mais facilmente.

205
00:18:29,070 –> 00:18:32,644
No começo, desde o começo. Acho que quem não é nativo se entende melhor.

206
00:18:32,905 –> 00:18:36,542
E com os nativos, tem que se acostumar com o sotaque primeiro. Exatamente.

207
00:18:36,929 –> 00:18:43,750
Exatamente. É bem por aí. e acho que esse costum nos estátuas mais difíceis que tem pra entender o seu pessoal

208
00:18:43,750 –> 00:18:44,068
comigo.

209
00:18:44,750 –> 00:18:48,164
Você trabalha com a Jaya Coach?

210
00:18:49,010 –> 00:18:53,367
Na gerenciamento? Agora escura massa, sim. Então não dá para…

211
00:18:54,020 –> 00:18:57,148
Estou tomando decisões com o pessoal o tempo inteiro.

212
00:18:58,102 –> 00:19:02,477
Então reuniões de negócios, defini metas, defini as vezes…

213
00:19:03,134 –> 00:19:04,620
Coisas estratégicas, então isso…

214
00:19:05,862 –> 00:19:09,840
Isso me dava medo no começo, sabe? Quando eu queria morar fora, eu fiquei…

215
00:19:09,880 –> 00:19:12,155
Podia continuar sendo desenvolvedor, sabe?

216
00:19:12,272 –> 00:19:14,333
Porque eu fui inventar para essa área, porque…

217
00:19:15,189 –> 00:19:19,440
Aí o teste era um pouco mais puxado. Eu já tive teste que eu fiz, que o pessoal falou,

218
00:19:19,460 –> 00:19:23,900
se a vaga fosse para developer, você passaria, mas para a tua posição,

219
00:19:23,920 –> 00:19:29,295
eu acho que você precisaria falar com um pouco mais de fluência.

220
00:19:29,898 –> 00:19:34,291
Isso pesou. Isso lá no Brasil ainda, quando eu só estava pensando,

221
00:19:34,444 –> 00:19:36,731
e fazendo teste de entrevista se mudava ou não.

222
00:19:38,225 –> 00:19:46,147
Isso é bem interessante, porque essa área de gestão de Jail envolve bastante comunicação.

223
00:19:46,877 –> 00:19:52,953
Então com certeza o inglês tem que ser um pouco melhor nesse sentido, porque eu sou desenvolvedor.

224
00:19:53,457 –> 00:19:58,260
Eu aqui no Brasil, na última empresa que eu trabalhava aqui no Brasil, eu estava de leader tech,

225
00:19:58,260 –> 00:20:00,380
às vezes gerente, às vezes leader tech.

226
00:20:01,370 –> 00:20:05,142
E quando eu comecei a procurar essas vagas para o exterior, eu andei uns…

227
00:20:06,060 –> 00:20:08,491
Não vou dizer um passo para trás, dei um passo para o lado.

228
00:20:09,031 –> 00:20:16,278
Eu voltei para a área de desenvolvimento, voltei a ser desenvolvedor por duas razões.

229
00:20:16,620 –> 00:20:21,103
O nível de exigência de inglês é menor, você tem que se defender mais tecnicamente do que o inglês.

230
00:20:21,733 –> 00:20:24,317
É… ou eu acho que já tenho condição de…

231
00:20:25,802 –> 00:20:31,555
Liderar a equipe ou algo assim, mas na época eu fui pro técnico por causa disso.

232
00:20:32,230 –> 00:20:43,537
A oferta de vagas também é bem maior, então pro time que tem 5 pessoas, 10 pessoas, vai ter um gerente, um líder e vai ter 8 desenvolvedores.

233
00:20:43,978 –> 00:20:50,882
Por causa de 10 pessoas, então tem bem mais lags. Então eu acabei voltando para a área técnica justamente por isso.

234
00:20:50,972 –> 00:20:58,535
Para a maior quantidade de bagas, a demanda é maior e também para o nível de exigência de plays não é tão alto.

235
00:21:00,227 –> 00:21:06,240
Outra coisa boa assim, aí na parte de ser nomad e digital, é que eu não queria ter…

236
00:21:06,934 –> 00:21:09,598
Eu estava procurando trabalhos que fossem mais assíncronos.

237
00:21:10,300 –> 00:21:19,294
Então eu não preciso ter reunião todo dia, lutar com meu time assim, trabalhando no mesmo horário né, então também trabalhar na área técnica,

238
00:21:19,861 –> 00:21:25,658
é melhor também nesse sentido porque você faz o seu trabalho, você reporta o que você fez,

239
00:21:26,757 –> 00:21:32,023
hoje você tem um anel e um ou dois vezes por semana, mas a maioria das coisas eu reporto ali, me firme,

240
00:21:32,743 –> 00:21:40,152
então só o número de reuniões que lá é bem menor, então isso dá mais flexibilidade,

241
00:21:40,881 –> 00:21:42,610
questão de horário e outras coisas, você também quer…

242
00:21:42,792 –> 00:21:43,906
Depois eu comento mais, mas…

243
00:21:44,662 –> 00:21:50,180
Esse passo… Esse passo para a área técnica foi, assim, intencional, machucou um pouquinho,

244
00:21:50,820 –> 00:21:53,466
o meu ébrio na época, eu queria,

245
00:21:54,430 –> 00:21:59,840
seguir nessa área de liderança, mas a minha prioridade maior era realmente ser knowledge.

246
00:22:01,424 –> 00:22:07,231
Sim, sim. Não, total. Faz total sentido. Eu, por exemplo, passo boa parte dos meus dias em reuniões e tal, eu não vejo como…

247
00:22:08,122 –> 00:22:11,669
Fiquei só com a equipe mesmo.

248
00:22:13,262 –> 00:22:18,712
Várias áreas da empresa, etc. Então eu não consigo ver como ficaria remoto. Eu tenho dificuldade

249
00:22:18,712 –> 00:22:22,712
hoje até de ir num café, porque na empresa anterior era menos reuniões, então às vezes eu ia num café,

250
00:22:22,712 –> 00:22:30,178
ficava de lá e nessa. Então, mas enfim, acho que daria também, mas teria que exigir uma adaptação,

251
00:22:30,272 –> 00:22:37,857
maior, porque tem um cara de Taiwan, por exemplo, ele trabalha, sabe? Mas na minha equipe o fuso-arvo,

252
00:22:38,262 –> 00:22:42,452
É gigantesco, então não sei como ele consegue, mas quem quer, né?

253
00:22:42,452 –> 00:22:45,952
Como a gente pode trabalhar remoto, ele resolveu voltar para o país dele.

254
00:22:45,952 –> 00:22:49,785
Ele estava em UK há alguns anos, aí quando começou a pandemia,

255
00:22:50,532 –> 00:22:54,934
ele foi para lá e adaptou os horários, então também tudo é possível.

256
00:22:55,780 –> 00:22:58,952
É, e eu conheci muitos namoristas também que eles eram gerentes,

257
00:22:58,952 –> 00:23:04,548
líderes de equipe, outras áreas que também exigem maior comunicação,

258
00:23:05,467 –> 00:23:10,598
E eles estavam lá para ele, fechando e tal. Eles só utilizavam o info work, ficava ali uma salinha.

259
00:23:11,228 –> 00:23:13,172
Tinha a inteira conversão, depois saía.

260
00:23:13,952 –> 00:23:15,081
Então eles…

261
00:23:16,143 –> 00:23:20,806
Gente, até dares de vendas também, pessoal. Então, assim…

262
00:23:20,952 –> 00:23:25,740
Com certeza, eles têm formas de se organizar assim, para ajudar melhor com isso.

263
00:23:27,952 –> 00:23:35,972
Sim, claro. Até a gente passar para a parte de ser nômade mesmo, porque você continuou no Brasil.

264
00:23:36,712 –> 00:23:40,072
Nessas primeiras experiências, você chegou a viajar,

265
00:23:41,072 –> 00:23:46,472
mesmo tendo uma base fixa, você chegou a viajar também ou você sempre trabalhava do Brasil,

266
00:23:46,742 –> 00:23:48,912
apesar de ser empresas de fora?

267
00:23:50,752 –> 00:23:56,152
Então, no começo sim. Basicamente eu tive.

268
00:23:58,715 –> 00:24:03,112
Paz de um ano, um ano e meio assim que eu fiquei mais aqui pelo Brasil antes da pandemia

269
00:24:03,112 –> 00:24:11,632
chegar né, de ter a recessão de viagens. Então eu trabalhava boa parte do tempo ficava aqui em Florianópolis e em Coorquis, né,

270
00:24:11,632 –> 00:24:12,245
bastante Coorquis.

271
00:24:13,128 –> 00:24:17,352
E também minha família é de São Paulo, então em vez de ir pra São Paulo lá, visitar

272
00:24:17,352 –> 00:24:18,754
eles né, e trabalhava de lá.

273
00:24:19,672 –> 00:24:26,775
Basicamente eu circulava mais nessas outras cidades, em casa, com o Ork e lugares assim.

274
00:24:27,603 –> 00:24:35,237
Mas assim, para ser não uma de mesmo, a minha primeira experiência foi no final de 2021.

275
00:24:36,840 –> 00:24:43,051
Quando eu comecei a chegar nas vacinas da Covid, daí foi que eu comecei a ser mais Nomad mesmo.

276
00:24:43,105 –> 00:24:46,950
A última coisa até para falar do inglês e a gente passar para a parte de Nomad é que,

277
00:24:47,669 –> 00:24:55,753
apesar de a gente falar que cansa muito, eu acho que a exigência que o pessoal tem do inglês é menor do que a gente se coloca às vezes, sabe?

278
00:24:56,275 –> 00:25:01,210
Porque a minha empresa anterior tinha uma exigência muito maior,

279
00:25:01,210 –> 00:25:05,190
porque a gente não tinha o que usar do que é atual, que é o trabalho full-time.

280
00:25:05,260 –> 00:25:10,211
Então, quando eu mudei, eu fiquei com um pouco de medo, como que vai ser.

281
00:25:10,454 –> 00:25:12,768
Até ouvi algumas pessoas falando nas reuniões, sabe?

282
00:25:13,425 –> 00:25:17,557
Tipo, tinha reunião de fazer demonstração do produto para um público gigante.

283
00:25:17,670 –> 00:25:20,861
Estava lá alguém que não falava tão bem fazendo e o pessoal interagindo.

284
00:25:21,572 –> 00:25:28,390
Então, as primeiras semanas para mim foi um alívio gigante. Eu falei, ok, eu posso relaxar que eu acho que, mesmo eu em inglês, eu cometo muito

285
00:25:28,390 –> 00:25:29,390
erro.

286
00:25:29,845 –> 00:25:33,830
E o pior é que eu sei esses erros, mas quando eu estou falando eu não consigo corrigir, sabe?

287
00:25:33,830 –> 00:25:39,870
A motivação é horrível. Me ouvir falando que sei disso porque eu falo errado. Mas enfim,

288
00:25:39,954 –> 00:25:45,910
mas isso me deixa um pouco mais relaxado e acho que às vezes a gente se coloca essa barreira,

289
00:25:46,265 –> 00:25:52,510
de que tem que estar perfeito. Não tem que estar perfeito, tem que estar bom o suficiente e tem

290
00:25:52,510 –> 00:25:57,470
que querer melhorar. Acho que isso é importante, porque algumas empresas e na que eu estou tem

291
00:25:57,470 –> 00:26:00,399
pessoas que falam um pouco menos, então a pessoa fala. Está tudo bem, mas você precisa melhorar.

292
00:26:01,317 –> 00:26:04,161
A gente paga coisa de inglês, que foda, tem que evoluir.

293
00:26:05,638 –> 00:26:12,590
É, mas, justamente, assim, muita gente tem esse medo, essa timidez de falar inglês.

294
00:26:13,083 –> 00:26:15,720
E as vezes as pessoas falam inglês bem, assim, o suficiente, mas…

295
00:26:19,177 –> 00:26:24,381
Mas, assim, isso só vai melhorar se você falar, praticar, né? E receber feedback sobre isso.

296
00:26:25,470 –> 00:26:30,943
Vários processos seletivos eu passei, passei no inglês tranquilo porque era mais técnico.

297
00:26:31,600 –> 00:26:36,550
Um dos processos seletivos só top-down, inclusive, não, seu inglês não é bom o suficiente,

298
00:26:36,550 –> 00:26:41,044
o voto daqui é o lano e tem esses snapes da gente, tudo, aí fiquei assim, cara.

299
00:26:41,629 –> 00:26:52,150
Mas foi aí que eu tive um feedback, né? E assim, tem gente que sempre está com esse medo de falar, eu vejo, você já fala inglês,

300
00:26:52,150 –> 00:26:58,472
Eu vi você falar outro dia, você escuta filme em inglês, tal, é questão de, às vezes, timidez, vergonha.

301
00:26:59,165 –> 00:27:04,117
E boa parte dessas empresas que são internacionais, elas não tão…

302
00:27:04,819 –> 00:27:12,710
O pessoal não fica te julgando assim, sabe? Que é… Os próprios ativos, às vezes eles falam rápido, eles falam…

303
00:27:12,948 –> 00:27:15,766
Você pode falar um pouco mais devagar, eles falam, não, desculpa, verdade.

304
00:27:16,558 –> 00:27:21,851
E boa parte tem noção de que eles só falam inglês, a gente já fala duas, seis línguas, enfim.

305
00:27:22,769 –> 00:27:24,070
Então pessoal tem…

306
00:27:25,470 –> 00:27:30,970
É bem receptivo, com certeza a gente sempre tem que buscar melhoria e evolução,

307
00:27:31,538 –> 00:27:38,253
pode ser que muda, mas tem que se expor, tem que praticar, perder esse medo,

308
00:27:38,883 –> 00:27:40,333
senão você não sai do lugar.

309
00:27:41,206 –> 00:27:45,086
Sim, e essa falha às vezes ajuda muito para você ter o feedback,

310
00:27:45,320 –> 00:27:49,240
não saber e ficar sempre pensando, eu não vou porque eu não consigo,

311
00:27:49,240 –> 00:27:52,504
não vou porque eu não estou preparado, mas sem tentar e ter o feedback,

312
00:27:52,675 –> 00:28:00,600
porque a minha virada de eu vou me dedicar ao inglês foi porque eu não passei numa prova para a certificação Java, sabe?

313
00:28:00,669 –> 00:28:05,600
Então ali também feri um pouco porque foi caro, eu não ganhava bem,

314
00:28:05,600 –> 00:28:13,600
eu falei, pô, eu paguei, será que era 120 dólares, né? O dólar era bem mais barato, mas assim era bom dinheiro para mim na época.

315
00:28:13,600 –> 00:28:14,523
Sem ser para gente.

316
00:28:15,180 –> 00:28:23,140
É, e aí eu virei e eu falei, não, eu preciso me dedicar. Eu lembro até hoje do… sei lá, como que era o nome?

317
00:28:23,140 –> 00:28:25,614
É uma plataforma que nem existe mais, a Rosetta comprou.

318
00:28:26,199 –> 00:28:28,423
Mas tinha uma plataforma, comecei a estudar e…

319
00:28:29,557 –> 00:28:36,140
Mas é difícil, né? Mas acho que tu tem alguma coisa assim, tu falhou, mas eu tenho esse objetivo, me ajudou

320
00:28:36,140 –> 00:28:40,369
a manter porque é um processo lento, né?

321
00:28:40,540 –> 00:28:43,565
De aprender inglês, principalmente quando você já é mais velho, como foi o meu caso.

322
00:28:44,024 –> 00:28:57,950
Sim. Mas agora passando então para full time, né? Ou para o tempo inteiro como Noma Digital, não só a empresa remota.

323
00:28:58,400 –> 00:29:01,344
Então, tu contou que foi quando chegaram as vacinas, certo?

324
00:29:01,803 –> 00:29:10,260
Então, que foi a hora que tu resolveu começar a viajar. Mas quando as vacinas chegaram, você já estava trabalhando para Top Town, por exemplo,

325
00:29:10,260 –> 00:29:13,344
ou você passou a tentar trabalhar para eles a partir desse momento?

326
00:29:14,253 –> 00:29:19,220
Então nesse último período, até eu começar a ser numa digital, eu passei por algumas empresas,

327
00:29:19,220 –> 00:29:24,138
eu tava na Crossover, na Crossover eu seguia trabalhando na Top Down e na Top Down é Freelancer,

328
00:29:24,260 –> 00:29:30,286
então as vezes os projetos lá são de curto prazo, então trabalhando no projeto lá que deu seis meses,

329
00:29:30,971 –> 00:29:35,571
Daí eu entrei numa empresa, outra empresa americana e aí eu passei dois anos.

330
00:29:37,407 –> 00:29:43,257
E por fim agora esse ano voltei novamente para top town. Quando eu comecei a viajar

331
00:29:43,257 –> 00:29:47,922
estava nessa empresa aí com a passada de 2 anos que era a G05 Data Lab que é uma empresa pequenininha,

332
00:29:48,678 –> 00:29:54,070
assim, de um amigo meu, então eu comecei a trabalhar com ele e ali eu estava full time. Então eu já,

333
00:29:54,142 –> 00:29:58,977
estava meio que com a ideia de ser nomad, esperando a faleninha de viagem, já estava me preparando,

334
00:29:58,977 –> 00:30:06,297
planejando como fazer, tal, recursos, enfim vendo formas de fazer e aí estava esperando,

335
00:30:06,845 –> 00:30:09,617
a tomar a minha segunda dose para poder me largar.

336
00:30:10,356 –> 00:30:12,804
E eu comecei por um…

337
00:30:14,290 –> 00:30:20,798
Eu comecei sendo nomad por uma empresa, uma empresa de turismo focada em nomads digitais,

338
00:30:21,212 –> 00:30:22,734
que chama Hacker Paradise.

339
00:30:23,571 –> 00:30:27,343
Então, além da Hacker Paradise, tem a Remote Ear, tem a Wi-Fi Tribe.

340
00:30:28,000 –> 00:30:32,762
Essas empresas, eles selecionam alguns países…

341
00:30:33,581 –> 00:30:38,722
Esse mês, em agosto, a gente vai pra Praga.

342
00:30:40,072 –> 00:30:41,539
Em setembro a gente vai pra Lisboa.

343
00:30:42,944 –> 00:30:46,446
E aí tinha lá em Ofobro eles iam pra cidade do Cabo, na África.

344
00:30:47,868 –> 00:30:53,593
Então eu decidi começar pela cidade do Cabo, na África, na África do Sul.

345
00:30:54,359 –> 00:30:56,465
E fui por essa empresa.

346
00:30:56,906 –> 00:30:59,058
É um pouco mais caro viajar com eles.

347
00:30:59,670 –> 00:31:04,720
Pessoalmente para gente que é brasileiro, consola em brasileiro, consola em real, mas,

348
00:31:05,476 –> 00:31:10,248
na época eu já estava ganhando em dólares, ainda assim é pesadinho, mas enfim.

349
00:31:10,437 –> 00:31:16,477
Eu queria ter principalmente o network com outras normas digitais, se ver como tendia

350
00:31:16,477 –> 00:31:17,854
a ser de uma forma mais estruturada.

351
00:31:18,717 –> 00:31:22,637
Então eu fui com eles, então eles já te anajavam a acomodação, já te anajavam o

352
00:31:22,637 –> 00:31:28,342
co-working e eu fui sozinho também, então você já tinha um grupo de 20 pessoas, todo,

353
00:31:28,557 –> 00:31:34,557
o nome digital, o STASI, então foi muito bacana e a cidade do Cabo é um lugar assim meio…

354
00:31:35,571 –> 00:31:41,557
Tem que ter um apelidado ali no questão de segurança, não é tão seguro com outros países

355
00:31:41,557 –> 00:31:47,557
assim na Europa, por exemplo, então… mas foi uma experiência bem legal assim e aí eu comecei a me,

356
00:31:47,958 –> 00:31:53,557
conectar com os outros nomades assim, a conhecer como cada um fazia, onde que eles trabalhavam,

357
00:31:53,557 –> 00:31:55,322
como que eles se organizavam, né?

358
00:31:55,655 –> 00:32:00,570
O network que eu fiz foi muito bom, a viagem foi fantástica, a cidade de Cabo é,

359
00:32:01,308 –> 00:32:08,096
muito bonita, bem interessante, praia, montanha, natureza, safari…

360
00:32:08,996 –> 00:32:16,909
Enfim, é muito legal, eu gosto muito. Enfim, ali foi minha experiência, pra me organizar com o meu trabalho.

361
00:32:18,071 –> 00:32:20,555
Foi um pouco complicado, porque também estava trabalhando full time.

362
00:32:22,698 –> 00:32:26,868
Algumas pessoas ali não trabalhavam no full time, tinha um trabalho mais flexível

363
00:32:26,868 –> 00:32:30,647
e eu precisava ali me cumprir ali as 8 horas por dia, mais ou menos 40 horas semanais.

364
00:32:31,709 –> 00:32:36,174
As pessoas do grupo, fala que viajaram juntos. Isso, isso, isso.

365
00:32:36,660 –> 00:32:48,795
Maria era ameri… 50% eram americanos, 40% europeus e o resto assim de países da América Latina ou da Ásia.

366
00:32:49,840 –> 00:33:02,155
Então foi bem interessante, só que por ter muita gente assim todo dia, vamos tomar café da manhã em tal lugar, vamos jantar em tal lugar, vamos fazer uma caminhada no sei onde, vamos lá pro shopping tomar café.

367
00:33:02,965 –> 00:33:09,096
Então tinha muita coisa por lá, tinha gente que trabalhava tanto assim, tinha gente que trabalhava mais normal.

368
00:33:10,275 –> 00:33:14,344
Então a questão de organizar o tempo foi bem difícil, assim, dizer muito não, né?

369
00:33:15,082 –> 00:33:19,768
Você tem aquela… Você tá empolgado de fazer fora, ficar pro mundo, ali…

370
00:33:19,943 –> 00:33:22,815
Experiência chegou num lugar novo assim, né? Meslumbrado.

371
00:33:23,229 –> 00:33:27,343
É também uma recomendação pra quem vai ser no online digital. Não dá pra se viajar,

372
00:33:28,252 –> 00:33:33,088
sei lá, três dias numa cidade, três dias em outra, assim. Você vai ter muito problema com o seu trabalho, né?

373
00:33:33,088 –> 00:33:39,008
Melhor fazer isso em longo prazo, sei lá, de repente da cidade só pequena, até uma

374
00:33:39,008 –> 00:33:44,468
semana, recomendo duas semanas ou um mês pra você poder, eu flopo no trabalho e fazer

375
00:33:44,468 –> 00:33:45,555
as coisas com calma, né?

376
00:33:46,752 –> 00:33:52,088
Então, mas foi um desafio ali, minha primeira experiência com o Lannode foi bem desafiador

377
00:33:52,088 –> 00:33:57,728
assim, as questões de organização, de conciliar o trabalho, com os horários, com todo mundo

378
00:33:57,728 –> 00:33:58,977
convidado a fazer tudo.

379
00:33:59,733 –> 00:34:06,528
É, o eixo. Mas deixa eu tentar entender, tentar visualizar o que você está falando.

380
00:34:06,528 –> 00:34:12,570
Então, tem uma empresa, ela vai juntar um grupo e vai ficar, sei lá,

381
00:34:12,697 –> 00:34:15,100
algumas semanas ou meses, certo, com esse grupo.

382
00:34:15,874 –> 00:34:20,288
E por que a empresa? Ela vai organizar local, wi-fi, viagem?

383
00:34:20,762 –> 00:34:24,848
O que era a logística? Onde que vocês estavam? Porque você comentou de tomar café diferente.

384
00:34:24,848 –> 00:34:26,623
Então, vocês estavam todo mundo junto, no mesmo lugar?

385
00:34:26,848 –> 00:34:32,006
Isso, isso. Então essa empresa, essa corporatriz, ela providencia para você a acomodação, né?

386
00:34:32,439 –> 00:34:38,416
Então vai te anjou um Airbnb, ou até alguma coisa no lugar bem localizado da cidade, um lugar seguro, tranquilo.

387
00:34:39,154 –> 00:34:45,537
Na cidade de Cabo a gente tem que tomar cuidado. Você vai, é como ir para São Paulo, o Rio, a gente tem que saber onde você vai, né?

388
00:34:46,266 –> 00:34:50,929
Então eles te deixam em um lugar bem localizado, eles te arranjam um co-working.

389
00:34:52,046 –> 00:34:58,284
E também eles organizam eventos e atividades para integrar com as pessoas.

390
00:34:59,373 –> 00:35:07,576
Então é meio que esse pacote, é um destino por mês, cada mês ele está numa cidade,

391
00:35:07,576 –> 00:35:13,456
num país diferente, e junta grupos de nomes assim, do mundo inteiro.

392
00:35:14,407 –> 00:35:20,456
Então é bem interessante assim, como eu disse, é um pouco mais caro, mas eles é bem conveniente,

393
00:35:20,456 –> 00:35:25,296
é insacitável, assim, nesse sentido de, se você for sozinho, você não precisa fazer muito esforço

394
00:35:25,296 –> 00:35:30,899
para fazer amizade, porque você já está num grupo, é… quem viaja sozinho, assim, deve saber,

395
00:35:31,136 –> 00:35:37,016
que é um pouco mais difícil de conhecer pessoas, por ainda, mais se você não falar a língua local.

396
00:35:37,966 –> 00:35:46,401
Enfim, o lugar, várias vezes, viajando sozinho, escolhendo o Airbnb no lugar mais ou menos, assim, longe de tudo.

397
00:35:47,103 –> 00:35:52,100
Ou a internet no lugar não era tão boa, ou não tinha um espaço para trabalhar.

398
00:35:52,982 –> 00:35:56,976
Então… E você não traz ideia do lugar onde você vai, às vezes, né?

399
00:35:56,996 –> 00:36:00,922
Não sei que você faça uma pesquisa bem extensa. Então tem isso.

400
00:36:01,993 –> 00:36:06,485
E, bom, o networking e a troca de experiência com o pessoal, né?

401
00:36:06,845 –> 00:36:07,368
Que eu reparei bastante aqui.

402
00:36:08,970 –> 00:36:14,722
Sim, tu mencionou aí algumas vezes já sobre essa rede de contatos, né? O networking.

403
00:36:15,262 –> 00:36:21,396
Que foi tanto para o trabalho remoto, que tu acabou trabalhando até com um amigo,

404
00:36:21,396 –> 00:36:26,380
e aí eu não sei se esse amigo tu já conhecia ou se foi o que tu fez nesses trabalhos remotos,

405
00:36:26,641 –> 00:36:32,796
e na própria viagem com essa empresa que tu tem os contatos.

406
00:36:32,796 –> 00:36:37,894
Eu acho que vale enfatizar isso, porque para qualquer coisa na vida,

407
00:36:38,479 –> 00:36:43,403
para a maioria das coisas na vida, ter essa rede de contato de pessoas que tá fazendo a mesma coisa,

408
00:36:43,596 –> 00:36:50,056
tirar dúvida, dar um apoio, você conversar com o próprio podcast, tipo alguém que está

409
00:36:50,056 –> 00:36:51,656
querendo fazer vai ouvir.

410
00:36:51,656 –> 00:36:55,872
Então você consegue entender com gente que está mais do tempo na estrada, já quebrou,

411
00:36:56,259 –> 00:36:57,762
as pedras ali e explicou.

412
00:36:58,257 –> 00:37:02,856
Eu acho que é uma coisa importante isso e enfatizar que as pessoas querem fazer, procurar

413
00:37:02,856 –> 00:37:08,136
mais pessoas que também estão fazendo, porque como a gente vai falar num episódio para

414
00:37:08,136 –> 00:37:12,896
frente, a gente combinou de ter um outro, só mais para falar das viagens, dos perrengues,

415
00:37:12,896 –> 00:37:18,720
tudo é perfeito. E acho que é aí que o conto dessa empresa é caro, porque ela já,

416
00:37:19,070 –> 00:37:24,256
deixa algumas coisas mais organizadas para vocês e principalmente é o network, que,

417
00:37:24,456 –> 00:37:31,496
eu acho que é chave para ter sucesso em muitas áreas diferentes da vida, conhecer pessoas

418
00:37:31,496 –> 00:37:36,481
que te elevam naquela área que você quer entrar ou melhorar.

419
00:37:37,096 –> 00:37:44,457
Justamente assim, por exemplo, eu fiz algumas palestras de como conseguir trabalhar remoto, por exemplo.

420
00:37:45,546 –> 00:37:57,196
Até se mudar, um trabalho com realocação remoto, que foi o caminho que eu fiz, também através de

421
00:37:57,196 –> 00:38:01,596
Network, conversando com pessoas, que eu comentei, um amigo da faculdade, um cara aqui que trabalha,

422
00:38:02,498 –> 00:38:08,097
com o Jó Remoto, a questão do inglês, o importante é todo um caminho, então o Network, por exemplo,

423
00:38:08,412 –> 00:38:14,156
se tivesse alguém que tivesse comentado esse caminho, para mim antigamente, eu teria, sei lá.

424
00:38:15,308 –> 00:38:23,320
Você pular há uns anos de ficar apanhando, quebrando a cara. Então vale muito a pena.

425
00:38:24,130 –> 00:38:30,116
O Network 5 é para tudo. E para trabalho também. Não é questão de só ficar conversando,

426
00:38:30,116 –> 00:38:35,876
mas você faz seu trabalho, faz as coisas, você faz um trabalho bom, as pessoas vão enxergar isso.

427
00:38:35,876 –> 00:38:41,369
E naturalmente, assim, uma empresa, nesse caso eu trabalhei junto com um colega,

428
00:38:41,657 –> 00:38:47,950
um projeto, e aí um outro projeto, com outra empresa diferente, ele foi e me convidou pra participar.

429
00:38:48,751 –> 00:38:55,791
Então, conversar com as pessoas, eu trabalho mais na área técnica,

430
00:38:56,151 –> 00:39:02,696
então, eu passo muito tempo ali no pódigo, no computador, mas assim, relacionamento também, network também é importante,

431
00:39:03,396 –> 00:39:09,600
para as pessoas na vida. Quando as pessoas compartilham a experiência, o seu próprio,

432
00:39:09,976 –> 00:39:15,560
podcast ajuda muito com isso, o pessoal tem conhecimento, está buscando alguma informação,

433
00:39:16,276 –> 00:39:21,501
e já pula alguns passos em vez de quebrar a cara sozinho. Eu acho realmente importante ver isso no network.

434
00:39:21,817 –> 00:39:27,076
Você comentou sobre o preço, que foi caro, e agora você faz isso por conta própria,

435
00:39:27,076 –> 00:39:32,696
então você já tem mais experiência. Como você conseguiu se organizar financeiramente

436
00:39:32,696 –> 00:39:39,496
para trabalhar remoto e digo isso ainda mais nas primeiras experiências, porque a primeira

437
00:39:39,496 –> 00:39:43,056
ok, eu acho que foi bem legal o que você fez, eu acho que tem coisas que é legal tu

438
00:39:43,056 –> 00:39:47,536
ir fazendo essa transição assim né, pra perceber como que é, tá no grupo, depois

439
00:39:47,536 –> 00:39:51,416
vai para a conta própria, acho que quando a gente tem oportunidade é sempre legal,

440
00:39:51,416 –> 00:39:55,377
testando as coisas pra saber se é isso que você quer ou não antes de cair de vez né.

441
00:39:55,656 –> 00:39:57,744
Mas como tu se organiza financeiramente?

442
00:39:58,136 –> 00:40:02,256
Porque com esse estilo de vida você perde muito essa habilidade de conseguir ter uma

443
00:40:02,256 –> 00:40:08,136
previsão do que você vai fazer, do que você vai gastar. As coisas são um pouco mais voláteis.

444
00:40:08,259 –> 00:40:10,609
Então, como se utiliza hoje para continuar?

445
00:40:11,374 –> 00:40:17,406
Antes de eu falar assim, como eu falo, eu queria comentar de um livro que tem que é…

446
00:40:18,056 –> 00:40:20,394
Você conhece Mateus Souza, um brasileiro.

447
00:40:21,056 –> 00:40:26,741
Ele escreveu um livro chamado Nômada e Digital, guia para você viver e trabalhar como, onde quiser.

448
00:40:27,676 –> 00:40:33,231
Ele está disponível na Amazon, no Kindle. Tem bastante informação útil, condensada, que ele escreveu.

449
00:40:33,303 –> 00:40:35,761
Ele é escritor e normalmente faz anos.

450
00:40:36,175 –> 00:40:40,712
Aí tem muita informação legal de como conseguir trabalhar, se organizar financeiramente, planejamento.

451
00:40:41,838 –> 00:40:51,273
Bom, mas no meu caso assim, até o próprio livro comenta assim, tipo, você começar devagar,

452
00:40:51,273 –> 00:40:56,293
começar em lugares mais próximos, de repente uma outra cidade aqui mesmo no Brasil, vai lá,

453
00:40:56,430 –> 00:41:02,579
passa também fazer um período menor, duas semanas, sente a vibe, volta, né?

454
00:41:02,786 –> 00:41:09,053
Pesquisar o lugar, pesquisar se vai ter internet ou não, e financeiramente a forma que eu faço assim,

455
00:41:09,053 –> 00:41:18,018
Eu já como eu trabalho com essas empresas estrangeiras, servem dólar, então financeiramente,

456
00:41:18,486 –> 00:41:26,543
é mais favorável para mim e eu tento sempre escolher locais que sejam com menor custo,

457
00:41:26,793 –> 00:41:29,667
tem um custo menor ou similar ao Brasil.

458
00:41:30,113 –> 00:41:35,059
Então vou começar sendo uma digital ou vou ser numa digital em Nova York?

459
00:41:35,633 –> 00:41:42,433
Ou país em Londres, você vai quebrar a cara.

460
00:41:43,449 –> 00:41:50,433
São lugares muito mais caros. O Brasil está caro, a inflação está caro.

461
00:41:50,433 –> 00:41:58,807
A inflação está complicada, mas esses lugares são fora da nossa realidade.

462
00:41:59,554 –> 00:42:08,113
Então pode começar por uma cidade, Brasil mesmo, da América Latina, por algum país

463
00:42:08,113 –> 00:42:14,444
assim, europeu, da África, ou até na Ásia, a Ásia tem uns países assim, que são mais, que tem menor custo.

464
00:42:14,713 –> 00:42:24,313
Tem um site que chama Numbio.com, Numbio.com, que tem um custo de vida de todas as cidades,

465
00:42:24,313 –> 00:42:28,569
os usuários que eles colocam, quanto custa o leite, quanto custa o táxi, quanto custa,

466
00:42:29,010 –> 00:42:37,953
o aluguel no centro da cidade, o aluguel fora da cidade, transporte, uma lata de cerveja,

467
00:42:37,953 –> 00:42:43,713
almoçar num restaurante barato, jantar num restaurante caro, o combo do McDoord’s,

468
00:42:43,713 –> 00:42:50,273
então e ele faz comparativos, se você por exemplo mora em Florianópolis, então você

469
00:42:50,273 –> 00:42:55,971
o Farnópolis com a cidade do México por exemplo, aí você bate o preço de tudo e tudo, então você já sabe mais ou menos.

470
00:42:56,899 –> 00:43:09,097
Sei lá, tem um valor aí que você vai gastar comendo, né, as despesas, quando você vai reservar seu Airbnb, hotel, coisa assim, a hospedagem né,

471
00:43:09,655 –> 00:43:12,518
Tem que colocar no orçamento também e as passagens, né?

472
00:43:13,094 –> 00:43:13,967
E…

473
00:43:15,011 –> 00:43:21,061
E você vai estar trabalhando, então você vai continuar fazendo sua renda, essas coisas, é uma diária de férias,

474
00:43:21,817 –> 00:43:25,634
vai no ritmo mais tranquilo, não necessariamente você precisa fazer tudo por renda,

475
00:43:26,435 –> 00:43:35,671
mas assim, fiz também, construí uma reserva de emergência e também uma reserva para os viajos,

476
00:43:36,266 –> 00:43:41,928
e também estou sempre recebendo o salário, então é basicamente assim que eu reorganizo,

477
00:43:42,333 –> 00:43:47,662
Eu tenho uma planilha com os lugares que eu planejo visitar, que eu pretendo visitar,

478
00:43:48,185 –> 00:43:56,089
custos de passagem entre o local e o outro, custos de hospedagem médio e também.

479
00:43:57,259 –> 00:44:00,995
Sempre bota nenhum valor diário também que eu poderia estar gastando em.

480
00:44:02,030 –> 00:44:08,641
Comendo, bebendo, saindo assim. Então eu gosto muito de usar planilhas para ver

481
00:44:08,641 –> 00:44:16,081
me dar uma ideia assim. Eu recebo meu salário também em um dólar, então ele acaba caindo

482
00:44:16,081 –> 00:44:24,401
numa conta, eu uso a Payoneer, tem outras plataformas, tem a Wise, Payoneer, plataformas

483
00:44:24,401 –> 00:44:29,921
assim que eles te dão até um cartão anti-crédito, enfim, você faz a declaração

484
00:44:29,921 –> 00:44:36,681
do seu imposto, tudo que você recebeu certinho, mas o dinheiro fica ali fora, né? E dá

485
00:44:36,681 –> 00:44:43,481
você gastar direto com cartão, né? Fazia muito isso, direto com cartão, aí não precisava pagar,

486
00:44:44,296 –> 00:44:51,561
coisas, imposto tipo IOF, né? IOF, conversão sacana que os bancos fazem de entre real e dólar,

487
00:44:51,731 –> 00:44:58,761
que é meio abusivo, assim, no dólar-cruísmo, né? E aí com esses cartões você nem precisa fazer

488
00:44:58,761 –> 00:45:05,481
conversão, né? Você gasta direto em dólar e também não tem IOF, então isso também ajuda bastante,

489
00:45:05,481 –> 00:45:10,762
de ter esse valor já reservado em dólares se você trabalha com empresa estrangeira,

490
00:45:11,177 –> 00:45:18,521
mas se você trabalha com empresa brasileira que serve em real, acho que a Wise, a Wise

491
00:45:18,521 –> 00:45:26,921
é uma plataforma legal que não explora tanto, não é tão possível com taxas impostos.

492
00:45:29,523 –> 00:45:36,932
O site que você falou, o Nambel, eu não sei como pronunciar ele, mas vou deixar o link aqui na descrição.

493
00:45:37,148 –> 00:45:43,477
Ele é legal até para férias mesmo. Eu uso ele às vezes quando vou viajar para um lugar que eu não tenho muita certeza e,

494
00:45:43,773 –> 00:45:48,213
eu acho que vai ser caro e eu faço isso que você falou, que é comparar onde eu estou,

495
00:45:48,213 –> 00:45:50,444
que é o Porto, com a cidade que eu vou.

496
00:45:50,859 –> 00:45:51,993
E sempre ajuda.

497
00:45:52,413 –> 00:45:59,333
Nunca é exato, nem tem que ser exato, mas eu acho que dá uma ideia e aí meu segredo

498
00:45:59,333 –> 00:46:02,715
o que eu fico ferido é qualquer coisa arredondar para cima, sempre. Exatamente.

499
00:46:03,093 –> 00:46:08,533
Efeita o problema. Assume que você vai gastar mais, porque você vai estar encolhado em um lugar diferente,

500
00:46:08,533 –> 00:46:12,491
que ele faz várias coisas. Ah, e no geral, é o que acontece comigo, principalmente com comida, né?

501
00:46:13,085 –> 00:46:14,903
Você vai num lugar diferente e fica querendo experimentar.

502
00:46:15,516 –> 00:46:22,861
Exatamente. Outro site também que é bacana é o nomadlist.com.

503
00:46:24,275 –> 00:46:32,133
É nomadlist.com é o site que ele faz o ranking da cidade que são boas para nomads digitais no,

504
00:46:32,818 –> 00:46:39,786
mundo todo e esse ranking ele é feito base em custo, diversão, segurança e internet. Tem,

505
00:46:39,885 –> 00:46:45,646
outros indicadores também que eles usam mas é por exemplo assim você vai lá no site assim você,

506
00:46:46,258 –> 00:46:54,733
e a primeira da lista hoje é Bali, né? Em Andorésia, é Tien Bu né? É Bangkok,

507
00:46:54,733 –> 00:47:00,374
é a Tailândia, e Lisboa é o terceiro lugar, Buenos Aires tem quarto, cidade do México tem quim,

508
00:47:01,139 –> 00:47:08,908
então assim, são lugares que tem um custo bom, assim, razoavelmente, são lugares vários,

509
00:47:09,223 –> 00:47:15,533
a internet é boa, é seguro, e são lugares que você vai encontrar muitos outros nomes,

510
00:47:15,533 –> 00:47:20,917
pessoas fechando e trabalhando e que vai ter que fazer atividades, gente que você conectar.

511
00:47:21,133 –> 00:47:29,892
Então o site é muito bom e a versão se você paga o site eu acho que é 85 dólares se não me engano.

512
00:47:30,792 –> 00:47:38,093
Você tem acesso ao Slack deles. Slack é nem todos os nomes que participam dessa comunidade,

513
00:47:38,093 –> 00:47:43,612
só paga uma vez, não é a minha ensalidade, você paga 85 dólares de uma vez só, você acessa o Slack,

514
00:47:44,188 –> 00:47:47,447
E aí, por exemplo, eu fui para o Sri Lanka.

515
00:47:49,265 –> 00:47:51,613
Eu sabia nada do Sri Lanka, algumas pessoas tinham comentado,

516
00:47:52,200 –> 00:47:58,457
e o Sri Lanka até teve uma crise econômica, política, o último ano, eu nem sabia se era um bom momento para ir ou não,

517
00:47:58,979 –> 00:48:01,613
e aí eu fui perguntando para as pessoas, alguém teve recentemente,

518
00:48:01,613 –> 00:48:06,469
como é que está, aonde que eu fico, o que vocês recomendo.

519
00:48:06,955 –> 00:48:12,167
Então, rola muita troca de informação também, nessa comunidade, lá no Amaritivista.com,

520
00:48:12,995 –> 00:48:17,145
além da classificação das cidades para BIAS e novos digitais.

521
00:48:19,612 –> 00:48:26,760
E o criador desse site é o pop star dos Nomads. Acho que é Levels o nome dele.

522
00:48:26,841 –> 00:48:29,154
Nevels, eu digo. Nevels, é.

523
00:48:29,298 –> 00:48:34,709
Sei lá, ele tem vários sites voltados para isso e consegue fazer um dinheiro bom com todas essas…

524
00:48:35,393 –> 00:48:39,588
Sente. E ele é um programador. Eu tenho um podcast com ele que eu ouvi.

525
00:48:40,164 –> 00:48:43,477
Foi um dos podcasts mais legais sobre Nomad Digital que eu já ouvi.

526
00:48:43,900 –> 00:48:48,582
Que ele conta um pouco sobre a vida dele como Nomad, porque ele criou o site.

527
00:48:48,582 –> 00:48:52,362
Ele conta que ele sempre foi um programador muito mediano.

528
00:48:52,416 –> 00:48:55,810
Ele falou que nunca foi bom. Bem honesto, nunca foi bom.

529
00:48:55,862 –> 00:48:59,132
O programa PHP e da forma que provavelmente não é mais bonita.

530
00:48:59,996 –> 00:49:05,202
Mas eu coloquei ideias em práticas e até hoje eu não me considero um programador tão bom assim.

531
00:49:05,776 –> 00:49:09,882
Mas eu programo todo dia, faço minhas coisas, acho formas de monetizar.

532
00:49:09,882 –> 00:49:19,082
Então eu acho que eu vou procurar e eu mando na newsletter o link para esse episódio do

533
00:49:19,082 –> 00:49:23,642
podcast, porque quem consegue entender inglês eu acho que é um episódio interessante porque

534
00:49:23,642 –> 00:49:26,283
ele é bem aberto sobre essa vida de Noma Digital.

535
00:49:26,751 –> 00:49:30,874
Legal, estou interessado também, nunca ouvi o podcast dele, mas é bem interessante.

536
00:49:31,468 –> 00:49:38,402
Sim, sim, ele tem um episódio bem legal. Ele não participa de muitos podcasts, mas nunca ele participou, sei lá, deve ter seis

537
00:49:38,402 –> 00:49:46,722
meses um ano, mas eu ouvi e achei bem legal, por isso que eu lembro de cabeça que esse site pertence a ele.

538
00:49:47,024 –> 00:49:53,802
Agora eu queria que tu fizesse um passo a passo aqui de como que é…

539
00:49:54,282 –> 00:50:01,122
Agora tu tá em Floripa, certo? Então tá pensando, puts, o mês que vem, ou sei lá qual a antecedência, tu quer ir

540
00:50:01,122 –> 00:50:04,893
para China, tá? Tu vai pra Shanghai, na China.

541
00:50:05,442 –> 00:50:14,562
Qual que é o teu processo até chegar lá? quanto tempo normalmente, pode ser só uma média, o que tu pesquisaria, como tu se planejaria

542
00:50:14,562 –> 00:50:15,993
pra que essa viagem aconteça?

543
00:50:19,063 –> 00:50:20,359
Bom, e…

544
00:50:23,186 –> 00:50:28,658
Vai muito de cada um, mas, por exemplo, se eu fosse… No exemplo que você deu, se eu fosse para a China,

545
00:50:28,678 –> 00:50:31,639
a primeira coisa que eu pensaria é…

546
00:50:31,792 –> 00:50:37,078
Aonde eu vou ficar é arranjar uma VPN boa para trabalhar lá,

547
00:50:37,118 –> 00:50:39,282
porque a internet é fechada.

548
00:50:39,381 –> 00:50:41,128
É meio complicado.

549
00:50:41,506 –> 00:50:45,269
E eu não sei se eles abriram turismo por causa do Covid, que eles estão fechados.

550
00:50:45,818 –> 00:50:49,858
Não sei se é bom exemplo. Então, peraí, deixa eu pegar outro lugar.

551
00:50:49,898 –> 00:50:52,974
Deixa eu pegar outro lugar, deixa eu pensar. Sei lá, você vai para a Sérvia.

552
00:50:53,569 –> 00:50:57,313
Tá bom, beleza. Você vai para o meu grado, então… Beleza. Como você planejaria isso?

553
00:50:59,195 –> 00:51:04,335
Então, eu procurei… Começaria pesquisa passagens pelo Skyscanner.

554
00:51:05,497 –> 00:51:11,330
Começaria a procurar também acomodações pelo Airbnb, Vulkan.

555
00:51:12,059 –> 00:51:15,578
Eu gosto muito de ir em colípios, como eu viajo sozinho.

556
00:51:15,598 –> 00:51:19,178
Eu gosto de me conectar com as pessoas, às vezes eu não gosto de ficar no lugar ali,

557
00:51:19,178 –> 00:51:23,478
Fico na verbe, só trabalhando, passeio.

558
00:51:23,518 –> 00:51:27,438
O Colivian é o lugar que você vai estar com mais pessoas.

559
00:51:27,741 –> 00:51:31,778
Tipo, talvez uma pousada. Um hotel, uma pousada, afirmamente uma pousada,

560
00:51:31,818 –> 00:51:34,478
mas é só por causa das pessoas que estão trabalhando remoto.

561
00:51:35,042 –> 00:51:39,678
Então, geralmente, o pessoal fica lá em duas semanas, um mês.

562
00:51:40,074 –> 00:51:41,578
São pessoas também que trabalham remoto.

563
00:51:41,618 –> 00:51:44,678
Então, a pessoa chega lá, assim, também, está todo mundo trabalhando,

564
00:51:44,718 –> 00:51:50,918
mas também quer se conectar com outras pessoas. Já tem um assunto para falar com as pessoas de cara.

565
00:51:50,938 –> 00:51:54,918
E as pessoas também estão abertas a se conectarem.

566
00:51:55,693 –> 00:52:02,178
Então, colímpicos são legais. Enfim, pesquisar onde você vai se hospedar, pesquisar passagens.

567
00:52:04,470 –> 00:52:09,638
Internet, ver se a internet dos locais que você vai se hospedar são boas.

568
00:52:09,658 –> 00:52:13,058
Às vezes mando mensagem para a Airbnb como é que é a velocidade da internet ali,

569
00:52:13,078 –> 00:52:16,489
para fazer a videochamada. Ah não, o pessoal responde.

570
00:52:19,072 –> 00:52:24,318
Mas bem como é que vai estar a temperatura no local, Eu não sei o que eu vou fazer.

571
00:52:24,318 –> 00:52:24,852
Eu sei o que eu vou fazer.

572
00:52:26,355 –> 00:52:32,512
De roupa, equipamento, navaragem. Eu estou tentando, por uma abordagem mais minimalista, levar o mínimo de,

573
00:52:32,805 –> 00:52:38,994
coisa possível. Não levar duas malas, porque cada vez que você leva uma mala, vai pagar mais dinheiro no passagem.

574
00:52:39,813 –> 00:52:50,485
Então, levar mais do que precisa. Enfim, basicamente é o processo de você, assim, como você se problema

575
00:52:50,485 –> 00:52:56,810
de viagem bonitica, mas principal assim é uma acomodação a longo prazo, né?

576
00:52:57,143 –> 00:53:02,472
Você mora nos 1 mês e também tem a garantia que você vai ter uma internet boa, né?

577
00:53:03,201 –> 00:53:07,685
E se possível também comunidades também de outros lá, mais de só locais que você

578
00:53:07,685 –> 00:53:09,566
vai poder se conectar, né?

579
00:53:09,854 –> 00:53:18,244
E as outras coisas. E, bom, você precisa ter um trabalho remoto, você precisa ter sua receita, né?

580
00:53:18,965 –> 00:53:27,949
Recebendo, ver se a sua receita é compatível com o lugar, aí aqui no site lá o novo e o foco qual é interessante,

581
00:53:28,660 –> 00:53:35,465
Enfim, conversar com as pessoas, pedir dicas para outros nomades que já foram, que eles estão recomendando este lugar

582
00:53:35,465 –> 00:53:40,345
Descoror, fazer como que é chegado no aeroporto, pistas, né?

583
00:53:40,345 –> 00:53:46,295
Às vezes tem lugares que a gente precisa mexer o passaporte brasileiro assim que ele não é bom,

584
00:53:46,754 –> 00:53:51,264
A gente tem resistência para os Estados Unidos, Canadá, Austrália, mas a maioria dos países…

585
00:53:51,868 –> 00:53:57,656
Acho que no ranking a gente sai em 7º de passaportes no mundo.

586
00:53:58,187 –> 00:54:03,337
Então muitos países estão abertos para o brasileiro, a força precisa prestar o visto online.

587
00:54:04,074 –> 00:54:08,567
Então, mais ou menos assim é isso.

588
00:54:10,250 –> 00:54:15,003
Legal, legal. Deu pra ter uma ideia. E tudo isso na planilha?

589
00:54:16,237 –> 00:54:23,100
Eu me organizo muito com planilha. Eu gosto de site de raciocínio, de tomar decisão,

590
00:54:23,100 –> 00:54:29,100
de ver se eles vão botar em planilha. Coloco os links ali se eu achei o Airbnb bacana,

591
00:54:29,100 –> 00:54:32,100
vou colocando os links ali, a passagem também.

592
00:54:32,100 –> 00:54:38,100
Vou colocando ali. E é uma forma que eu tenho de visualizar.

593
00:54:38,100 –> 00:54:41,902
Eu faço isso para minhas viagens também no Notion.

594
00:54:42,361 –> 00:54:51,100
Tem um template, porque eu consigo ver, coloco os preços, consigo entender como está tudo, como estão todos os preços.

595
00:54:51,100 –> 00:54:58,100
Eu tento sempre organizar com muita antecedência, porque é quando fica barato.

596
00:54:58,737 –> 00:55:03,100
Eu já separo o dinheiro todo mês, dependendo se vou viajar ou não, que é só para isso.

597
00:55:03,100 –> 00:55:05,100
E aí eu fico procurando oportunidade,

598
00:55:05,100 –> 00:55:10,100
Então, às vezes tem duas, três viagens que estão ali, mas claro que não é que nem a tua,

599
00:55:10,100 –> 00:55:13,761
que acho que é muito difícil, estou falando de coisa de uma semana ou às vezes três, quatro dias.

600
00:55:14,328 –> 00:55:20,945
Mas acho que isso ajuda mesmo de colocar tudo, anotar os links e depois ver o valor, comparar elas,

601
00:55:21,100 –> 00:55:22,970
comparar o tempo de viagem.

602
00:55:23,250 –> 00:55:24,672
Sim, sim, com certeza.

603
00:55:25,100 –> 00:55:32,100
E aí também assim, eu fiz fazer uma experiência, primeiro que eu comentei, ir para um lugar mais próximo,

604
00:55:32,612 –> 00:55:39,210
um período menor, duas semanas ou um mês, sentiu a vibe, a vibe lá, vê se você aguenta,

605
00:55:39,282 –> 00:55:44,740
também com isso, a questão da, se você tá indo sozinho, a questão da solidão, né?

606
00:55:44,740 –> 00:55:46,493
Saber lidar com isso, sim, né?

607
00:55:47,132 –> 00:55:52,340
Por isso eu falo, se comunicar com as pessoas, se conectar com as pessoas, se você tem,

608
00:55:52,507 –> 00:55:56,860
é importante, se você tá indo em casal, com amigos, aí já fica mais tranquilo,

609
00:55:56,860 –> 00:55:59,421
sempre é bom você tentar se correitar com…

610
00:56:00,870 –> 00:56:06,451
Eu vejo essas viagens não só com o turismo, mas eu gosto muito de conhecer a cultura.

611
00:56:07,829 –> 00:56:10,197
Como que é o dia a dia nas cidades, as cidades, as cidades.

612
00:56:10,566 –> 00:56:16,000
Às vezes eu me arrisco até a pegar transporte público no lugar pra ver como é que é,

613
00:56:16,000 –> 00:56:19,469
então assim, eu acho bem interessante essa parte.

614
00:56:20,513 –> 00:56:26,320
Enfim, fazer essa experiência em lugares mais próximos, em um prazo menor, aí sentiu

615
00:56:26,320 –> 00:56:29,880
que tá bem, aí que nem fiz ano passado.

616
00:56:29,880 –> 00:56:35,760
Primeiro fui para a cidade do Cabo, um mês, voltei para o Brasil, gostei,

617
00:56:36,087 –> 00:56:42,038
aí comecei a me planificar para algo bem mais distante, que eu fiquei 10 meses fora.

618
00:56:43,000 –> 00:56:47,151
Comecei no México, passei pela Europa, fui para o Marrocos também,

619
00:56:47,760 –> 00:56:50,950
no final acabei na Ásia e aí voltei para o Brasil.

620
00:56:51,360 –> 00:57:06,120
Então também é bom ver a logística entre um lugar e outro, aproveitar de não viajar assim para tão longe e olhar as passagens, ver que está bom o desconto de

621
00:57:06,120 –> 00:57:13,446
passagens. E, enfim, você adaptar na zona horária também, a zona horária do país você vai,

622
00:57:14,112 –> 00:57:21,680
tem que se fundizar com a sua rotina de trabalho. Se você trabalha em uma empresa que tem muitas reuniões,

623
00:57:21,680 –> 00:57:26,480
coisa assim, então conheço muitos nomades que só viajam aqui na América Latina, né? Vamos para

624
00:57:26,480 –> 00:57:35,000
a China, o Uruguai, Chile, México, e enfim, a Sílvia. E eles ficam mais estritos, né?

625
00:57:35,000 –> 00:57:39,175
A América Central também é New Caribe, eles ficam mais estritos nessa região porque.

626
00:57:42,227 –> 00:57:48,834
Mais presença online, fazer mais reuniões. Algumas pessoas também se arriscam um pouquinho mais para a Europa, para a África,

627
00:57:49,618 –> 00:57:54,047
que aí consegue pelo menos umas 4 horas no dia encaixar o trabalho.

628
00:57:54,857 –> 00:58:02,130
E para quem tem mais liberdades, a pessoa consegue ir para a Austrália, para a Ásia, assim, mais longe,

629
00:58:02,500 –> 00:58:05,966
que o fuzerário já fica bem diferente, já dá 12 horas, 10 horas diferentes.

630
00:58:07,118 –> 00:58:11,448
Então, são pessoas que têm mais proximidade, então você tem que analisar vários pontos,

631
00:58:11,943 –> 00:58:18,749
no seu trabalho, tem gente que não comentava para a empresa que estava viajando, tipo,

632
00:58:19,127 –> 00:58:20,189
não, eu estou em casa, né?

633
00:58:20,297 –> 00:58:25,617
Eu vi umas exportagens, mas era em inglês, só sobre isso, sobre as várias pessoas,

634
00:58:25,617 –> 00:58:33,639
ainda dentro da Europa, que se mudavam, tiveram que fazer um fundo meio falso para não ficar,

635
00:58:33,945 –> 00:58:37,737
claro, até que houve o lugar biubi, porque aí pelo menos parecia que estavam em casa,

636
00:58:37,737 –> 00:58:42,434
e não contavam durante a pandemia, e não contavam pro chefe ou pra empresa que estavam fora.

637
00:58:43,352 –> 00:58:51,297
É, isso é meio arriscado, né? Eu prefiro, sei lá, é que são pessoas que já estão muito tempo na mesma empresa,

638
00:58:51,297 –> 00:58:55,559
então já sabem que não é o ritmo de falar com os matos, mas o meu caso é que eu estava sempre,

639
00:58:56,171 –> 00:59:03,130
sempre não, mas eu estava com freelancer, né, e meus projetos são mais curtos, tendo uma rotatividade maior,

640
00:59:03,544 –> 00:59:05,507
Eu era bem transparente com meus clientes, né?

641
00:59:06,830 –> 00:59:11,597
Como é que é a questão de reuniões, eu trabalho em diferentes lugares no mundo,

642
00:59:12,024 –> 00:59:13,572
se eu estava confortável com isso ou não.

643
00:59:14,545 –> 00:59:20,397
Aí, geralmente eles até agradeceram a sinceridade, e achavam incrível essa questão de estar viajando

644
00:59:20,397 –> 00:59:22,386
enquanto trabalha, nossa, eu quero fazer isso, e tal.

645
00:59:23,232 –> 00:59:28,282
Então, era interessante. mas é isso, cada um vindo da sua maneira.

646
00:59:29,786 –> 00:59:37,396
Sim, sim. Tu, acho que agora fica então, a gente fica por aqui, que é a tua história,

647
00:59:37,396 –> 00:59:44,716
até conseguir o trabalho como Nomad, do sonho, vamos dizer, do sonho, da vontade ao estudo

648
00:59:44,716 –> 00:59:52,356
de inglês, a preparação na parte técnica, as entrevistas, começar remoto e depois full

649
00:59:52,356 –> 00:59:58,676
time como Nomad. E aí, para a próxima, a gente pode entrar mais a fundo no dia a dia

650
00:59:58,676 –> 01:00:04,318
do NOMAD, que é onde tu já foi, o que já teve de legal, o que são os super-hanks,

651
01:00:04,436 –> 01:00:07,964
porque nem tudo é fácil, o que tu aprendeu nesse tempo.

652
01:00:08,276 –> 01:00:13,105
E aí eu queria também no próximo entrar mais em como que é o dia a dia de trabalho,

653
01:00:13,663 –> 01:00:19,424
tipo quando tem reunião, o que já deu errado, porque como tu falou, tu não dá pra saber,

654
01:00:19,865 –> 01:00:23,276
a casa exatamente, por mais que as vezes tu vai descobrir como que é.

655
01:00:23,276 –> 01:00:27,916
Mas como tu falou, eu também já fui trabalhar os dias de outro lugar e na descrição tinha

656
01:00:27,916 –> 01:00:30,776
uma mesa, quando cheguei, não era uma mesa, não cabia nem um notebook, sabe?

657
01:00:31,919 –> 01:00:38,905
Então na próxima eu queria entrar mais nesse dia a dia do Noma digital mesmo, combinado? Combinado, cara.

658
01:00:40,012 –> 01:00:44,739
É assim, tem muitas contas assim, né? Sim.

659
01:00:44,936 –> 01:00:52,238
Pra ver como chegar nisso, né? Mas também, esse ano que eu vou ser viajando assim, cara, nossa, tem muita, muita aventura,

660
01:00:52,291 –> 01:00:54,696
muita história, muita ferrenha, muita coisa boa também, né?

661
01:00:54,696 –> 01:01:00,259
Eu quero dizer um sonho, bem feliz, mas eu aprendi muito assim cara, aprendi…

662
01:01:02,496 –> 01:01:07,469
Se adaptar a situação, essa é a lição principal, você aprender a ser flexível, se adaptar.

663
01:01:08,243 –> 01:01:11,696
E o tom vai ficar assim como se fosse um embreagem.

664
01:01:13,411 –> 01:01:19,649
Então vamos e novamente relembrando que vou deixar pelo menos a foto dessa tua,

665
01:01:19,703 –> 01:01:23,340
primeira experiência como Nômade, né? Se tiver alguma foto me manda, vai ficar,

666
01:01:23,718 –> 01:01:29,120
na newsletter. Se alguém tiver também perguntas, já fica aqui que daqui a um mês,

667
01:01:29,417 –> 01:01:31,802
a gente lança outro episódio, então a gente grava daqui a um mês também.

668
01:01:32,190 –> 01:01:36,862
Então se tiver alguma dúvida pessoal já pode me mandar, pode deixar nos comentários,

669
01:01:37,132 –> 01:01:41,661
do YouTube, eu respondo na newsletter, ou mandar direto para mim que eu volto no

670
01:01:41,661 –> 01:01:49,141
para tirar essas dúvidas. Mas antes de fechar, tu, eu queria deixar o espaço pra ti. Um, deixar

671
01:01:49,141 –> 01:01:55,631
teus links, dois, qualquer mensagem que tu queira deixar, espaço teu. Bom, eu agradeço aí, Gabriel,

672
01:01:56,235 –> 01:02:00,701
a iniciativa que você faz com o podcast, né? Eu tô bem feliz aí por compartilhar um pouco da,

673
01:02:01,393 –> 01:02:08,461
experiência. Bom, vou passar os links aí que eu comentei, né, do nome, do nome de list, a Top Talk,

674
01:02:08,667 –> 01:02:12,430
de freelancer também que eu trabalho, né, eu tenho um link de indicação que eu posso,

675
01:02:12,661 –> 01:02:19,941
compartilhar, se tanto a pessoa aplicar e conseguir passar com esse link, tanto eu como

676
01:02:19,941 –> 01:02:26,212
a pessoa que ganha um bônus, um dinheiro extra assim, só de entrada, então eu vou compartilhar.

677
01:02:26,986 –> 01:02:35,101
E, enfim, o grupo de inglês que também participou, como eu falei, o Drink and Talk, a gente fazia

678
01:02:35,101 –> 01:02:38,581
online, a gente também está em Florianópolis, então quem estiver por Florianópolis qualquer

679
01:02:38,581 –> 01:02:45,461
dia e quiser praticar um pouco de inglês, bem-vindo ali no Freak Talker Meetup e também,

680
01:02:45,549 –> 01:02:51,101
procurar workloads de inglês, comunidades, meetups, não só de inglês, mas às vezes

681
01:02:51,101 –> 01:02:54,875
tem o nome de esporro digital, de trabalhos em móde, tem muitas comunidades aí no Brasil,

682
01:02:55,290 –> 01:02:59,541
ou até internacionais para explorar sobre o assunto, então bastante gente compartilhando

683
01:02:59,541 –> 01:03:05,822
não aguenta informação, né, não vale a pena. E é isso sim.

684
01:03:07,110 –> 01:03:16,868
Se você está com vontade de fazer as coisas sim, vai atrás. Eu já estou com quase 40, e só realizei isso agora.

685
01:03:17,669 –> 01:03:21,960
Tem gente que é mais complicado, tem família, outras encravas,

686
01:03:21,960 –> 01:03:29,849
que acaba tendo um pouco mais de esforço pra chegar no humanismo.

687
01:03:30,560 –> 01:03:37,150
Mas é pesquisar sobre o assunto e realmente priorizar, fazer esforço porque…

688
01:03:38,437 –> 01:03:43,146
Você viu, a gente teve Covid, teve uns anos aí em casa, de repente…

689
01:03:43,506 –> 01:03:45,297
De repente, a guerra da…

690
01:03:45,720 –> 01:03:48,502
A guerra da fúteca, espero que não, espero que acabe, mas…

691
01:03:49,096 –> 01:03:53,417
Enfim, a vida… A vida é curta, tem que aproveitar-se. Então…

692
01:03:56,082 –> 01:03:59,386
E a dor é só entra. É isso.

693
01:03:59,980 –> 01:04:05,399
Cara, novamente, muito obrigado pelo teu tempo e vamos fazer a próxima.

694
01:04:06,047 –> 01:04:10,160
Para quem estiver ouvindo, se achar que esse episódio pode ser útil para mais alguém,

695
01:04:10,160 –> 01:04:14,041
compartilha, porque acho que tem muito mais gente que tem esse sonho, essa vontade também.

696
01:04:14,356 –> 01:04:17,720
E compartilha para que a pessoa saiba do próximo, a gente vai falar também das coisas

697
01:04:17,720 –> 01:04:19,641
legais, também das dificuldades, né?

698
01:04:19,840 –> 01:04:23,043
Porque acho que nada na vida é para todo mundo, e é ouvir um pouco do que você pode,

699
01:04:23,602 –> 01:04:27,230
passar para te ajudar a tomar essa decisão, te fazer ou não.

700
01:04:28,022 –> 01:04:37,040
Se estiver no YouTube, segue o canal Spotify, Apple, Google, Deezer ou qualquer outra plataforma de podcast.

701
01:04:37,627 –> 01:04:40,877
Tu, novamente, obrigado e pessoal, até a próxima.

702
01:04:41,750 –> 01:04:42,830
Valeu! Obrigado Gabriel.

703
01:04:43,440 –> 01:04:51,326
Music.